
Gostaria de lembrar resumidamente a importância da vitoria da Republica Federal Alemã em 1954 para o ressurgimento do país ainda chorando a tragedia nazi e a Destruição da II guerra. Na Suiça, onde se realizou o Campeonato do Mundo de 1954 a selecção alemã não se apresentava, nem de leve como favorita à vitória final. Nas casas de apostas de Londres era possível apostar na vitória de qualquer país presente menos na Alemanha, que não era considerada para o efeito. Os alemães entraram sem grandes perspectivas. A Turquia era o primeiro adversário e não sendo dos mais fortes encontrou um grupo de futebolistas coeso e trabalhador: perdeu 4-1. O segundo jogo dos germânicos era contra a maior potência futebolística da altura: a Hungria. Sem ambições de ganhar o trinador alemão fez alinhar as reservas e o resultado foi humilhante. A Hungria varreu os alemães com 8 golos a que o adversário respondeu com apenas 3. O terceiro e último jogo para passar à fase seguinte era o jogo de desempate para o 2º lugar novamente frente à Turquia. Os alemães cilindraram os turcos com um expressivo 7-2. A equipa titular que havia descansado no jogo anterior apresentou-se na sua máxima força. A estratégia resultou. Os alemães passaram aos quartos-de-final. O povo alemão recuperou da humilhação Magiar e voltou a acreditar. As vitimas seguintes de um grupo de jogadores que recuperava o orgulho de defender as cores do seu país foi a Jugoslávia: 2-0 Afinal um grupo de jogadores que chegou sem ambições, nem era tido como obstáculo chegava à final.No jogo de acesso ao jogo decisivo a Austria respondeu com 1 golo aos 6 dos futuros campeões. O outro finalista era a já conhecida Hungria. A melhor selecção do mundo na altura não conhecia a derrota havia 4 longos anos e era super favorita. O jogo começou bem para os magiares que rapidamente se puzeram em vantagem tendo marcado 2 golos logo de inicio. Mas a Alemanha reuniu toda a força que encontrou e consegui chegar ao intervalo empatada. A segunda parte seria dramática. Os húngaros pressionaram, massacrando os alemães, mas sem conseguir furar as redes dos teutónicos. Aos 86 minutos acontece o milagre alemão. Thor! Thor!,Thor! gritava enlouquecido o locutor da rádio que nem queria acreditar que a poucos minutos do fim o seu país estava prestes a tornar-se campeão do mundo. E assim aconteceu a Alemanha contrariou o destino que fazia da Hungria a campeã antecipada ( a Hungria nunca foi campeã mundial de futebol). Ao escutarem o hino de consagração os jogadores alemães perceberam que tinham feito algo de fantástico pelo seu país.
Pela primeira vez desde o final da guerra o povo alemão levantava a cabeça e tinha algo em que se orgulhar. O entusiasmo que se seguiu à chegada da sua selecção, recebida em euforia total, não mais abrandou. O sentimento de culpa da nação alemã e a baixa auto estima começaram a dar lugar a um sentimento de orgulho nacional que alastrou a todas as áreas da vida da nação alemã.
A Alemanha, dividida recuperava penosamente da destruição que os bombardeamentos aliados tinham provocado, a economia tardava em recuperar, a moral germânica estava até agora ferida de morte pela loucura a que o seu líder Adolf Hitler a tinha conduzido. Naquele inesperado motivo de orgulho os alemães encontraram forças para recomeçar de novo. A economia começou a dar mostras de vitalidade e tudo veio por arrasto. No futebol o povo alemão encontrou a faísca que fez o clic e lhes deu forças para em poucos anos voltarem a pôr a sua nação entre os mais poderosas do mundo. O milagre alemão começou com um milagre futebolístico e a nação ressuscitou, em poucos anos era de novo a maior potência económica do velho continente.
O futebol, sendo uma manifestação efémera de nacionalismo pode dar a um povo o alento que lhe falta para acreditar em si próprio. A alianação que o futebol provoca não é a do futebol da selecção nacional. A alianação do futebol é resultado do clubismo doentio de quem acompanha semanalmente o seu club e não consegue motivação nem alegria para além disso. Passar metade da semana a antever o jogo de Domingo e a outra metade a comentar o jogo de Domingo não tráz nada de bom à vida sócio-cultural e política de um povo. Entusiasmar-se com o sonho de ver o seu país campeão do mundo de futebol só pode ser saudável, se o desaire não degenerar em desmotivação, e vegetação para as outras áreas da existência humana.
Sem comentários:
Enviar um comentário