
Anda por aí meio mundo procupado com fraco crescimento económico português. O governo toma medidas impopulares, a oposição contesta e propõe outras, supostamente mais eficazes. Os analistas políticos dizem que isto não tem remédio, os económicos dizem que a crise não passa só com paninhos quentes. Enfim, um pequeno grupo de intlectuais está preocupado com o destino da nação, com o nosso atraso relativo à Europa, mas já alguém perguntou aos portugueses o que é que eles querem?
Eu penso que os portugueses pouco mais querem que tomar dois a três cafezinhos por dia, um deles acompanhado de um pastel de nata, enquanto conversam com os amigos sobre futebol, mesmo antes da primeira cervejinha da tarde. Será que os portugueses almejam mais do que alternar entre sardinhas assadas e bacalhau à bráz, depois do caldo verde e partir com a mulher e os filhos para as compras no hipermercado do Shopping e pagar as contas em prestações suaves no cartão de crédito. Será que não são felizes ao levar a família a passear no Renault Clio ao fim-de-semana até casa da sogra e voltar para o sofá frente á televisão ligada na TVI.
Tirem este menu aos portugueses e eles tornam-se o povo mais infeliz da Europa, se é que não deixam mesmo de ser portugueses!
Sem comentários:
Enviar um comentário