segunda-feira, setembro 25, 2006

O NOSSO IRMÃO MAIOR


Portugal consegui há 800 anos aquilo que as outras nações espanholas ainda hoje esbracejam por conseguir. A Ibéria sendo constituida por várias nações é um todo geográfico que estaria condenado a formar um único estado. Para o bem e para o mal uma das nações de Espanha tornou-se independente e nunca mais voltou, salvo por um curto período de tempo, no século XVII, a fazer parte da grande Espanha. É o nosso único vizinho, o maior parceiro comercial, o mais próximo cultural e afectivo que temos na Europa. São os «nuestros hermanos» que amamos e odiamos, ignoramos e invejamos. Portugal tenta demarcar-se de Espanha na sua tentativa de afirmação internacional. E tem que o fazer, cada vez mais, porque a visibilidade da potência vizinha, ofusca o pouco brilho do irmão pequeno. Não é por acaso que somos referenciados como uma província espanhola pela ignorância mundial.
Hoje, há muitos portugueses que lamentam que a História lhes tenha reservado um destino independente de Espanha. É fácil olhar para o lado e ver que seria melhor viver do lado de lá.
Mesmo que a esmagadora maioria não pense desta forma, Portugal presta uma espécie de vassalagem a Espanha. Não é por acaso que o nosso Primeiro Ministro fez a sua primeira viagem oficial a Madrid depois de tomar posse. Não é ao acaso que Cavaco Silva partiu hoje para a capital vizinha na sua primeira viagem oficial. Dependemos cada vez mais de Espanha a nível económico e a geografia não nos permite ter más relações com o caminho que nos liga ao resto da Europa. Por outro lado esperneamos cada vez mais para não nos confundirem com eles. A língua, a cultura que nos apróxima separa-nos ao mesmo tempo. Mas a nossa forma de estar no mundo perde por K.O. para a dos espanhois, sejam eles catalães, bascos, galegos, andaluzes ou simplemente castelhanos.

1 comentário:

Jose M. Zendoia disse...

¡Qué envidia me dais los portugueses, que por avatares históricos os quedasteis al margen del imperio castellano!
Por la Iberia de las naciones, en contra de los imperios.

Nik ere portugaldarra izan nahi dut.

Portugal no es el hermano pequeño de España, es el hermano libre de Iberia.