segunda-feira, junho 09, 2008

UM FAZEDOR DE MILAGRES NO ALGARVE


Chegou hoje ao Algarve, em gozo de férias, um dos muitos bilionários russos que o «putinismo» gerou na última década. Segundo sei, vem acompanhado do ministro da defesa do seu país e de uma celebridade dos meios de comunicação do país dos Abramoviches. Já cá esteve o ano passado e parece que lhe caiu no goto o sol algarvio. Também parece que é um novo-rico que gosta que aconteçam milagres de cada vez que estala os dedos. Com esse simples gesto ou tão só com um olhar os deuses põem meio mundo a trabalhar para lhe satisfazer os caprichos.


Hoje deve ter olhado pela janela do seu palácio e pensou: e se eu fosse para o Algarve com o ministro da defesa e aquela beldade que tento me agrada e já agora levava o meu filho para ir brincar com os golfinhos do Zoomarine? Bem dito, bem feito: jogou mão do seu portátil, topo de gama, e ligou para o hotel a reservar todas as mordomias possíveis e imaginárias: as melhores suites, dois MB S600 para irem buscá-los à chegada do seu avião particular que estava prestes a descolar de um aeroporto de Moscovo. Um simples telefonema foi tudo quanto bastou para colocar um dos melhores hotéis do Algarve em alvoroço. Pareciam baratas tontas a tentar fazer milagres. É que estamos em Junho. O hotel, felizmente, não está, propriamente, às moscas e as lomousines não caiem de maduras das amendoeiras algarvias no mês de Maio!


Para acolher os imprevisíveis turistas russos o hotel conta nos seus quadros com uma simpática lituana que hoje deve ter amaldiçoado o Putin mais de mil vezes. Quando recebi o seu telefonema percebi que acabava de pendurar as alças do soutien sobre os ombros e preparava-se para subir, pelas suas bem torneadas pernas, a saia da farda que tão bem condiz com a seu sotaque báltico sempre a deixar escapar um sorriso entre os dentes brancos à esquadria.« - Desculpa, mas preciso muito da sua ajuda. Sr: Lembra-se daquele...?» Como não havia de lembrar daquele que foi o melhor cliente de todo o ano de 2007! O homem guardou na garagem, durante um mês, um Mercedes S320 cujo aluguer deve ter sido suficiente para pagar os nossos salários durante 6 meses, pelo menos. E agora queria dois topo de gama para o transportar a ele e à sua comitiva, com ministro e tudo, de Faro para o hotel. Lamento, mas não há! Não temos nenhum disponível no Algarve de momento. Aqui o milagre não aconteceu...

Este é o tipo de cliente que obriga o hotel a estar preparado para todas as jogadas imprevistas que lhe possam ocorrer. Fechar restaurantes e serviços só para ele, adquirir o serviço de automóveis exclusivos, yates e caprichos inesperados, ainda que só possam ser adquiridos a milhares de quilómetros de distância e por aí fora; que quem tem dinheiro não quer saber de misérias: os desejos são sonhos e os seus sonhos realidades ainda que por magia ou intervenção divina. Não importa. Neste caso os rublos são os mágicos e os deuses de serviço ao mesmo tempo.

A esta hora o Czar, desculpem o cidadão russo já deve ter jantado e o hotel deve ter-lhe providenciado uma das melhores suites para que ele possa dormir como qualquer imperador de todas as russias dormiria. Pela manhã vai voltar ao aeroporto e viajar para a Áustria onde a sua selecção vai defrontar a Espanha em Innsbruck a meio da tarde. Não me admirava se as câmaras de televisão o mostrassem sentado entre o dono do Chelsea e o ministro que comanda a guerra na Chechénia.

Embora simpatize mais com os vizinhos espanhóis, penso que o meu interesse pessoal pende para a vitória russa. Uma derrota é capaz de lhe acelerar a imaginação e me obrigar a fazer mais um milagre para lhe disponibilizar a limo que lhe vier à cabeça ou então a frustração não deixe que dê largas à imaginação nas mil e uma formas de gastar muito, muito dinheiro, por cá. Por outro lado é meu desejo que ele fique por cá um mês ou dois para nos garantir os salários até ao final do ano e ajudar o país a recuperar da crise. Dava mesmo jeito era que a final fosse Portugal-Rússia e a taça ficasse para os viriatos. Assim ele ia gastando os rublos, de qualquer forma, e no fim a festa maior era nossa..

O dinheiro é o maior realizador de milagres, à frente de qualquer deus e a anos-luz de qualquer santo! Passes de mágica, esses então faz quantos quiser! Nesse campeonato não à quem lhe ganhe tenha o nome de Dólar, Euro, Libra ou Rublo.

Sem comentários: