terça-feira, junho 24, 2008

CHEGOU O DIA...

Chegou o dia. Nalguma data teria de acontecer. «Não há bem que sempre dure nem mal que não se acabe». O «DE CORPO E ALMA» vai ficar por aqui ou tão somente fazer uma pausa, não sei ainda.
Este espaço cumpriu a sua função. Foi um teste. Procurei saber até onde seria capaz de prosseguir um projecto que exigia de mim persistência, regularidade, entrega e generosidade. Seria eu capaz, de numa base quase diária, entregar-me a algo que exigia: tempo e imaginação, sem receber nada em troca a não ser as visitas regulares de quem reconhecia nele interesse suficiente para o continuar a visitá-lo? O teste terminou com nota positiva. É uma auto-avaliação, mas essa me basta, neste caso. Durante quase três anos compartilhei com os meus leitores ou tão só visitantes uma estética gay que resistiu quanto pode aos estereótipos dos «blogues gays», que desenvolveu ideias sobre a problemática homossexual, mas não se resignou a isso e procurou ir mais além. Os meus interesses pessoais vão muito além do sexo gay. Falei sobretudo daquilo que me interessa como pessoa. Divulguei Portugal e o Algarve; falei de literatura, de arte, de política, de intolerância e de problemas sociais, de economia e de religião e de ética, de ambiente, de direitos humanos e de amor. Falei de mim, de trabalho, de civismo, dos que me são próximos. Dei recados e elogiei e mostrei como gosto daqueles que me rodeiam. Compartilhei experiências, ideias e pensamentos. Tentei, juro que tentei, dar o meu contributo para um mundo mais tolerante, mais sensato e mais generoso. Neste blogue testei a minha capacidade de escrever, de comunicar ideias e procurei difundir um ideal de estética gay através da palavra, da fotografia e do vídeo.
Hoje sinto que o «DE CORPO E ALMA» cumpriu a sua missão. Chegou a hora de parar; não sei se definitivamente se apenas durante o tempo suficiente para amadurecer melhor o que pretendo deste espaço. É possível que regresse lá para o final do Verão com novo entusiasmo. O mais provável é que crie um novo espaço com uma filosofia, uma estética e objectivos diferentes. Quando tal acontecer será daqui, deste ponto de chegada, donde voltarei a partir.
Para aqueles que me honraram com a regularidade das suas visitas e comentários o meu sincero obrigado. Foram vocês que me obrigaram a continuar dia a pós dia. Os textos e as fotos postados vão continuar por aqui como testemunho do prazer que me deu realizar este trabalho ao longo dos últimos três anos.
De momento despeço-me com um até mais tarde. Vamos ver por quanto tempo conseguirei ficar quieto. Neste momento é imperioso parar. É tempo de pensar e me redescobrir. Chegou a hora de iniciar a escavação de uma saída para a água que está estagnada no meu lago interior e depois arregimentar forças para levantar a comporta e deixar entrar uma corrente de água fresca que possa renovar as rotinas que fazem parte da vida quando se chega aos 40.
Fiquem bem. Até breve.

16 comentários:

São Rosas disse...

Prazer em conhecer-te!
Aparece sempre!

Anónimo disse...

Espero mesmo que seja para breve, pois se há blogue que eu visito com regularidade diária é este.
Vinha sempre à procura de pequenos textos como este, que me deram e dão imenso gozo ler, não só pelo conteúdo como pela qualidade dos mesmos. Algumas das fotos também mereceram muitas, muitas vezes a pontuação máxima.
Também compreendo que todos nós temos momentos em que é preciso repensar tudo...uma pausa é uma boa ideia e aguardamos o regresso com vontade e forças redobradas.
Seja como for é da ALMA E DO CORAÇÃO que digo até breve ou até sempre.

Anónimo disse...

Caro amigo!
Espero, do fundo do coração, que não abdiques deste teu projecto! A blogosfera ficaria certamente bem mais pobre! E as nossas vidas mais tristes!
Desde há um ano que a leitura do teu blog se havia tornado um hábito quotidiano, algo de que eu nunca prescindia. Para além da qualidade dos teus textos, da sua extrema actualidade e da diversidade dos temas tratados (desde a comunidade LGBT, passando pela política, pelas artes ou pela literatura), foi muito bonito e comovente (nalguns momentos) o modo como te deste a conhecer, a forma, muitas vezes quase poética, como nos revelaste episódios da tua história de vida e do teu quotidiano.
Talvez não acredites, mas não foram poucas as vezes em que me senti extremamente identificado com as tuas posições, as tuas opiniões e a tua forma frontal, vertical e sincera de existir.
Em momentos de tristeza e de dúvida cheguei a encontrar, eu próprio, algumas respostas nos teus textos.
Por isso, caro amigo, não desistas. Espero que após um necessário período de maturação e de reflexão, nos voltes a premiar com um novo projecto tão fascinante quanto essa viagem fantástica para a qual nos convidavas diariamente através do blog DE Corpo e Alma.
Um abraço e, espero, até breve!
Com estima, admiração e respeito
João Paulo

Anónimo disse...

Como visitante diário do teu blog, quero agradecer-te pelo tempo lhe dedicaste, era sempre o primeiro blog do dia a visitar. Espero que faças apenas uma pausa e não seja um final definitivo, eu cá ficarei à espera.
Obrigado e um abraço.
André

Anónimo disse...

Tás PARVO!!!!!
A ver se nos entendemos, que pares para pensar, ok... aceito, que queiras te redescobrir, pronto... é legitimo, que queiras aproveitar o verão, tudo bem, tou contigo... Agora VOLTA, é ridículo acabares com o blog, modifica-o, dá-lhe outro alento, outra estética, enfim... mas não o encerres.
Pedido da GAJA

Anónimo disse...

Como já comentado por outros, esta era uma das minhas rotinas diarias.... chegar a casa abrir o blog e ler os teus textos sempre deliciosos, comentários, ver fotos e videos.
Desculpa só escrever na despedida mas se (ou QUANDO) um dia resolveres re-editar este blog tentarei manter contacto.

Bjs

Anónimo disse...

É pena que tudo o que é bom e interessante acabe por ter um fim! Neste caso um final prematuro! Como te disse na minha mensagem anterior, fico triste com a notícia!
Espero que ponderes e voltes atrás nessa tua decisão! Não sou só eu a dizê-lo, são todas as outras pessoas que regularmente visitavam o teu magnífico blog e te liam atentamente.
Pode ser que um dia, quando voltar ao Algarve (desde que rompi com a minha namorada algarvia, com quem vivi durante alguns anos, em Faro, que deixei de passar férias no Reino dos Algarves) me decida a passar pelo teu local de trabalho para te cumprimentar e te dar um aperto de mão bem forte! És um homem com H maiúsculo! Bem hajas! Já há poucas pessoas assim!
Um abração.
João Paulo

Anónimo disse...

Curti o João Paulo, assino por baixo!
Um grande HOMEM sem dúvida... Volto a dizer tu não te atrevas a encerrar o blog. Olha as represálias!!!!
E João Paulo quando passares lá no trabalho a GAJA tem direito a uma beijoca???

Anónimo disse...

Subscrevo inteiramente as tuas palavras! É claro que tens desde já direito a uma grande beijoca!
Vê se convences o teu colega e grande amigo a manter vivo o blog e a continuar o excelente trabalho com que nos tem premiado! Vê se lhe dás força e o animas! Precisamos de pessoas como ele, que digam as coisas pelos seus nomes e saibam enfrentar a vida de frente e o touro pelos cornos.
Obrigado pelas tuas palavras!
Beijinhos

DE CORPO E ALMA disse...

As vossas palavras não resvalam na carapaça da minha indiferença. Lembrei-me, agora, desta frase adolescente que usava-mos nos tempos de escola para desvalorizar actos de colegas ou amigos de escola. Usei a construção negativa porque ela é absolutamente verdadeira. É bom saber que, pelo menos, para uma mão cheia de visitantes este blogue tinha alguma importância e ía para além da «aficcion» dos meus colegas de trabalho e amigos mais próximos. Eu prometi apenas um tempo de descanço, não um fim de um projecto que, antes de mais, me deu muito prazer construir quase diariamente. Quando voltar, não sei se será exactamente aqui, mas será aqui que darei o ponta-pé de saída a outra coisa qualquer que venha a criar. Estejam atentos aos anúncios publicitários.
Por agora fica o meu agradecimento pelas vossas gentis palavras e um último mimo.

Cá fico á espera da visita do João Paulo ali na Senhora da Rocha.

Ó gaja: vou pensar no teu caso, mas parece grave, não sei se terá cura.

Um abraço a todos e até breve seja lá onde quer que nos voltemos a encontrar.

São Rosas disse...

Ah, bom!

Anónimo disse...

Caro amigo L. Antão,
As palavras que te deixei nos meus diversos comentários foram sentidas e sinceras. Estou habituado a ser frontal e verdadeiro com as pessoas e tu mereceste, sem sombra de dúvida, todos os elogios que aqui te foram feitos pelos teus fãs.
Ficarei a aguardar com entusiasmo o teu regresso à blogosfera (às lides, com muita aficción). Iremos sentir a tua falta!
E repara que muitos dos visitantes do teu blog nem sequer se dão ao trabalho de deixar comentários! A chamada maioria silenciosa. Mas provavelmente até apreciam o teu trabalho. E quem cala consente e aprova...LOL!
De qualquer modo, obrigado pelo teu último mimo neste blog.
A minha visita à Senhora da Rocha fica prometida. Quando fôr ao Algarve irei aí dar-te um abraço.
Um abração e até breve! Um óptimo Verão para ti e para os teus.
João Paulo

P.S, Não te esqueças de dar uma valente beijoca na tua simpática colega e grande amiga.

P.S. 2 Quando vieres a Lisboa dá notícias, Convidar-te-ei para um café. Se necessitares igualmente dos meus préstimos profissionais, enquanto professor universitário da área das letras, poderás sempre contar. Deixar-te-ei o meu contacto em mensagem para o teu endereço e-mail.

JP

paulo disse...

sinceramente, espero que seja mesmo só uma pausa!
vou ter saudades das tuas palavras que tão pouco comento e da selecção tão criteriosa de imagens de gajos e não só!
E já que o teste terminou positivamente, vê lá se regressas depressa e em força.
um abraço e até breve!

Anónimo disse...

L.A.
Estou sem palavras! Estive ausente uns tempos e no meu regresso dou de caras com... Espero que seja mesmo um breve interregno... Vasculhei no lote de músicas do meu agrado (e que são muitas) e escolhi uma especialmente para si - oxalá seja do seu gosto.

Aqui vai o endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=3mppnwbgiI4

(Amêijoas? Não, obrigado. Hoje estou mesmo sem apetite)

Flávio Gonçalves disse...

Até muito breve!!

Filipe Tourais disse...

AS férias hão-de dar-lhe força para prosseguir rumo ao quarto ano. Força nisso.