Maria conta à filha que vai nascer a história da sua infância feliz, mas com um pormenor que faz a diferença: tem dois pais, o Pedro e o Paulo. Este é o enredo do primeiro livro infantil de autores portugueses dedicado à diversidade da parentalidade.
Contrariando o preconceito enraizado de que uma criança com dois pais ou duas mães não tem condições para uma vida futura considerada normal, com marido ou mulher e filhos, a história de Maria retrata também a sua vida adulta feliz, num momento em que está grávida do segundo filho.
A história, com o título «O Livro de Pedro», termina com a ida da filha de Maria a casa dos avós, Pedro e Paulo, e a excitação da criança pelo fim-de-semana que se avizinha.
«O livro de Pedro», da autoria de Manuela Bacelar, aparece no mercado pouco depois da Associação ILGA Portugal e o projecto editorial independente espanhol Eraseunavez.com. terem lançado em Portugal dois livros infantis sobre a mesma temática.
Não creio que estes livros venham a ser campeões de vendas. Mas os primeiros passos estão a ser dados para que temas difíceis de abordar, como este, não continuem a ser ignorados pelas famílias portuguesas. Para ajudar neste processo pretendo adquirir alguns exemplares para oferecer aos meus amigos que têm filhos em idade de ouvirem histórias como a que a Maria conta à filha.
Nem mais: aqui fica a sugestão. Façam o mesmo. Ajudem os vossos casais amigos a falarem do tema aos filhos oferecendo-lhes um destes três livros.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário