domingo, novembro 11, 2007

CATAPLANA DE AMÊIJOAS



A cataplana é um curioso utensílio de cozinha, que proporciona cozeduras rápidas, actualmente reduzida no Algarve a objecto turístico, em muitos casos para aldrabar receitas que deveriam ser tratadas com outra dignidade.
Há uma, as amêijoas na cataplana, que se preparadas com os melhores bivalves da Ria de Alvor ou da Ria Formosa e os ingredientes devidos, quer dizer, bom presunto e toucinho entremeado, mais azeite, cebola, dentes de alho, tomate, coentros, eventualmente um nadinha de malagueta, são um petisco excelente. Mas nada de confeccionar as amêijoas, sejam as japônicas, seja com as brancas, muito menos com fiambre e bacon em vez de presunto e do toucinho. Os bivalves têm que estar vivíssimos e devem repousar algum tempo em água salgada para perderem alguma areia que tenham.


Refogue na cataplana a cebola às rodelas e os alhos picadinhos no azeite, junte o tomate aos pedacinhos sem pele nem sementes e coentros. Deixe apurar um pouco. Junte o presunto e o toucinho aos cubos, de seguida, as amêijoas bem escorridas. Feche a cataplana e deixe cozer uns 12 minutos em lume forte. Leve a cataplana para a mesa, abra, migue coentros e junte sumo de limão, caso aprecie. Sirva com vinho branco. Pode ser Bucelas Quinta da Murta. Se for o reserva, é muito melhor.

Em Público de 10-11-2007 por David Lopes Ramos