sábado, outubro 27, 2007

A OBSESSÃO DO CONHECIMENTO

As nações da Terra investem desesperadamente em investigação e desenvolvimento. Para manterem à tona de água a sua competitividade económica e cientifica, as que têm gastam milhões, as que não têm afundam-se cada vez mais na pobreza e no atraso. A corrida ao conhecimento é hoje um processo dispendioso e obsessivo para os povos que querem contar na cena internacional. Cada migalha de conhecimento pode fazer a diferença entre pertencer à elite das nações que contam e aquelas que mendigam conhecimento. O saber compra-se e vende-se a peso de ouro porque só quem o tem manda. A prosperidade e bem estar da humanidade destinam-se antecipadamente aos que sabem.
Esta corrida ao conhecimento tem revelado episódios ridículos capazes de matar uma hiena a rir. Hoje tudo se investiga, tudo se estuda. A natureza está em vias de não ter segredos para o homem. A criatura descobriu os segredos de Deus, fez-se (re)criador e dispensou Deus das suas tarefas mais dignas. Deus deve estar, hoje sobejamente entediado, reduzido à função de segurança das portas do paraíso. Cada grão de vida e cada suspiro de alma já foi investigado e analisado até à exaustão por cientistas obcecados pela descoberta dos segredos deste mundo. Tudo é minuciosamente revoltado, examinado e testado, não vá o segredo maior esconder-se debaixo duma pedra. Tudo é vítima desta busca de alquimista desesperado para vir a transformar esterco em ouro.
Por vezes assusta-me, mas não considero negativa esta devassa da natureza dentro de um tubo de ensaio. Considero esta demanda uma vitória da humanidade logo que todos os seres vivos do planeta sejam contemplados com a sua quota parte nos resultados da pesquisa e não só o Homem. Se a investigação científica não tiver como único objectivo a descoberta e apropriação egoísta do pote de ouro no fim do arco-íris, mas contribuir para salvar o planeta, que tão mal tratado tem sido, com o rumo que o homem deu às suas descobertas e inovações tecnológicas nos últimos séculos. A ciência precisa salvar o mundo da acção negativa do Homem, rapidamente não importa o custo que tal saber implique. É a preservação da vida que está em causa.

1 comentário:

Leo Carioca disse...

Olha, não vejo muita solução pra isso, não.
A solução seria o Mundo deixar de ser capitalista. Como ele se torna cada vez mais capitalista, fazer o quê? Parece que tamos indo na contra-mão, né?