Se há tema que me é caro é este da tolerância para com a diferença ou para com as minorias. Pela minha posição social como membro de uma minoria, habitualmente vista com desconfiança e severamente discriminada, não posso deixar de me bater pela promoção da tolerância e celebração da diversidade. Se há comportamentos que me desconsolam é precisamente aquele de ver como pessoas pertencentes a minorias que sofrem na pele discriminação não têm qualquer problema de consciência em exercerem essa mesma atitude sobre outras minorias. Eu sei que não gostamos de nos ver ao espelho, mas não seria um exercício gratuito e de menor importância sermos capazes de um auto-exame.
Foi com agrado que vi o Alto comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural publicar, junto de um jornal diário de expansão nacional, uma brochura com 44 ideias simples para promover a tolerância e celebrar a diversidade. No início trazia a banda desenhada que a seguir reproduzo que espelha bem o que vos falavam antes sob o título « Racismo em cadeia».
.





Revê-se nas atitudes de algum dos personagens desta histórias?
Gostaria que a história fosse diferente?
Acha que não há nada que possa fazer para alterar esta história?
E a seguir vêm publicadas 44 ideias simples para mudar atitudes e comportamentos. Quando voltar de férias talvez volte ao tema. Até lá pensem no tema e façam um auto-exame.
2 comentários:
Com certeza, isso aí acontece e muito!
Mentia see dissesse que não me tinha revisto numa dessas atitudes. É lamentável mas é verdade. Tenho e temos de mudar a nossa atitude, a partir de hoje.
Enviar um comentário