terça-feira, maio 22, 2007

UM MUSEU PARA A CARAVELA


O Vasa é o único navio de guerra do século XVII existente no mundo. Com 95% do casco original do barco preservado e ornamentado com centenas de esculturas talhadas, o Vasa é um tesouro artístico único e uma das maiores atracções turísticas do mundo.

Na Sexta-feira passada foi dia dos museus e o colonista do DN Ferreira Fernandes sugeriu algo que não pude deixar de considerar interessante. Se o museu de Estocolmo está sempre a abarrotar para visitar um magnífico navio de guerra como o Vasa, quem não desejaria ver como um pequeno povo deu a forma ao mundo moderno? - pergunta o articulista.« Então uma Caravela e uma Nau e tudo contadinho ao pormenor em tamanho real e hologramas, coisas práticas. Que comiam os marinheiros? O que vestiam? Como se faziam as velas, as redondas e as latinas? Posso tocar-lhes? Subir ao cesto da gávea Entrar no castelo de proa? Sim, sei que são desejos triviais e de quem não sabe. Mas não é para mostrar e ensinar que há museus?»
Um museu como este só poderia ficar localizado entre a cidade de Lagos e Sagres, é aí que ele faria sentido. Foi em Sagres que o mundo começou a ser imaginado na forma que os satélites confirmam que ele tem.

Sem comentários: