sexta-feira, fevereiro 23, 2007

ÀS 12 HORAS, 12 MINUTOS E 7 SEGUNDOS


Escutei hoje na rádio algo muito curioso acerca da História de Portugal. Não resisto a compartilhar convosco, movido por um sentido crítico e sorrindo cá no fundo com o que o ouvi.
Então, dizia com toda a convicção do mundo um astrólogo Vega, que confesso não saber exactamente o que isso significa, que o meu país nasceu exactamente às 12 horas, 12 minutos e 7 segundos do dia de São João, ou melhor a 24 de Junho de 1128. Dizia o astrólogo que os astros indicam com precisão que foi neste momento que se decidiu a vitória do exército de D. Afonso Henriques sobre o de sua mãe Teresa de Leão na Batalha de São Mamede. Ora ,eu já sabia que este país era fruto de um caso de violência doméstica, só faltava mesmo saber a que horas ocurreu a insubordinação do Afonso à mãe.

Outro dado interessante que referiu tem a ver com o facto de Portugal ser a nação mais velha do mundo, não tendo visto a sua independência posta em causa desde essa altura o que não aconteceu com mais nenhum país do mundo. Já ouço alguém pensar em voz alta dizendo que é mentira pois Portugal perdeu a sua independência entre 1580 e 1640 quando Filipe II de Castela se tornou Filipe I de Portugal dando início à Dinastia Filipina.
Ora é a este pormenor que este expert da carta astral da Portuguesa se agarra para dizer que embora possa parecer o nosso país nunca deixou de estar separado de Espanha como nação independente, uma vez que sempre ouve distinção entre o título do Filipe que governava Portugal e o Filipe que se sentava no trono de Espanha. A duas coroas estavam na cabeça dos filipes, mas nunca ao mesmo tempo! Em termos políticos e diplomáticos sempre foram dois países distintos embora quanto mais se avançava na dinastia mais se confundiam de tal forma que levou à restauração da independência em 1 de Dezembro de 1640.

Fiquei algo curioso sobre a astrologia Vega que se distingue muito da ocidental. Alguém me dá uma dica onde me poderei iniciar no conhecimento desta astrologia?