sábado, setembro 02, 2006

A POLÓNIA DEMOCRÁTICA


O povo polaco, democraticamente, elegeu o seu governo e o seu presidente. Curiosamente são dois irmãos gêmeos com ideais de direita a que os radicais da franja xenófoba, homofóbica, anti-semita e ultra conservadora se têm agarrado como uma lapa. Mal ou bem têm imposto ao país os seus ideais pouco democráticos e as minorias que têm ao longo deste ano a sofrido as suas investidas, pouco mais pode fazer que reclamar diante da comunidade internacional, nomeadamente das instituições da União Europeia. Afinal a UE afirma-se uma união de estados democráticos onde prevalecem os direitos humanos e o respeito pelas minorias e seus direitos como garante da igualdade de todos os cidadãos europeus. Amén.
O presidente em exercício desta Babilónia recebeu recentemente o Primeiro-ministro ou o Presidente do governo, acho que ele não ficou a saber de qual se tratava. Não tem importância; o importante é que quem lá foi disse que os estrangeiros tem os seus direitos respeitados na Polónia, que os gays têm liberdade, tal qual os outros cidadãos e os judeus não se devem preocupar com a sua segurança. A Polónia é um estado democrático que respeita os direitos humanos. Não sei se em Bruxelas, Durão Barroso ficou convencido, mas tenho uma vaga ideia de em tempos Adolf Hitler ter sido eleito democraticamente e ter governado com o apoio do seu povo até que...
Bem não quero exagerar nem fazer demagogia barata dizendo que os dois irmãos estão a conduzir o seu país no mesmo carril, não! Mas estranho que um povo que viveu sob uma ditadura marxista durante tanto tempo e lutou como nenhum outro para dela se libertar que agora não reconheça os sinais dos totalitários de extrema-direita. O povo não tem memória tem impulsos e interesses.
Felizmente a Europa é outra e a História não se repetirá, pelo menos enquanto a extrema-direita com pezinhos de lã não for, passo a passo tomando democraticamente o poder. O Sr. Le Penn continua à espreita de uma oportunidade e depois outros se lhe seguirão.
Convém estarmos alerta, não vá o diabo armar das suas!

2 comentários:

Anónimo disse...

Muchas gracias por tu visita y por linkearme, tu blog es muy interesante y lo he leido con atención.

Un gran abrazo

Unknown disse...

Amigoooooooooooooooo! Tô de volta! Olha, eu li a respeito destes 2 irmãos.... E saiba que políticos assim, não são exclusividade européia, viu? Por aqui nos trópicos tb tem uns tipinhos assim....
Beijos!