domingo, novembro 06, 2005
HÁ MALES QUE VÊM POR BEM...
Os jornais e as televisões reportaram a perseguição homofóbica movida a duas alunas de uma escola secundária de Vila Nova de Gaia por parte do concelho directivo da escola, funcionários e professores. Um beijo trocado em público foi o suficiente para despoletar reacções discriminatórias sobre as duas adolescentes. A constituição da República Portuguesa afirma que ninguém pode ser discriminado por causa da suas preferências sexuais. Não basta ser lei para que as instituições aceitem cumprir a norma constiticional. O preconceito leva tempo a remover. As mentalidades resistem à mudança, mas alegra-me que, como as notícias sobre o assunto relatam, a associação de estudantes tenha vindo em defesa do jovem casal e dos colegas não sentiram discriminação. Talvez a mentalidade das novas gerações esteja realmente a mudar, o que é louvável e deixa esperança no futuro.
A ousadia destas jovens operou um pequeno milagre na mudança de mentalidade em relação à homossexualidade. Servirá de exemplo para outras escolas onde concelhos directivos poderiam ser tentados a reagir de igual forma. Instituições públicas ou privadas que possam enveredar por comportamentos homofóbicos poderão agora ter uma referência sobre a legalidade de tais comportamentos.
Quero aqui expressar o meu apreço, e orgulho pelo comportamento de indignação desta adolescentes que fez mais pela nossa causa do que qualquer marcha de orgulho gay. São um exemplo a seguir naquilo que deve ser feito na defesa dos nossos direitos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário