sexta-feira, fevereiro 09, 2007

O HOMEM PÕE E DEUS DISPÕE


«O homem põe e Deus dispõe» é um velho aforismo popular português. Não sei se é Deus que dispõe, mas nós preparamos a vida de acordo com os nossos sonhos, de acordo com a lógica da vida, de acordo com as nossas possibilidades até que os acontecimentos nos trocam as voltas e ficamos com a vida virada do avesso.

Podia-vos dar três exemplos bem próximos de mim em que a morte de um membro da família virou tudo de pernas ao ar, se me é permitida a expressão para que possam perceber melhor o que aconteceu.

Hoje tomei conhecimento como a morte, inesperada, do marido, num acidente de viação na Alemanha transtornou completamente a vida de duas mulheres que de volta a Portugal não sabem como a pegar de volta. Ninguém se preparou para o seu desaparecimento e agora tudo deixou de fazer sentido. Não quero usar este exemplo, porque não o conheço bem.

Podia usar o exemplo da minha mãe, que sempre pensou que a morte la surpreenderia primeiro do que ao meu pai. O destino não quis que assim fosse, apesar dos graves problemas cardíacos de que padece. Mas como mulher doente é mulher para sempre o meu pai faleceu primeiro e nada estava preparado para que assim fosse.

Talvez o exemplo mais esclarecedor que vos posso dar seja de um caso ainda de mim, muito próximo. O filho único de uma união de facto morreu de ataque cardíaco há um ano atrás. Seu pai já tinha duas filhas de um anterior casamento e para que não herdassem nada, tudo o que acumularam ficou em nome da companheira. Quando faleceu, já tinha uma filha menor de um casamento com uma mulher que os pais nunca apreciaram grandemente. A companheira faleceu entretanto e o património será repartido pela nora e pela neta, ainda que a lei não permita deserdar completamente o «viúvo». Durante anos desprezou as filhas e tudo pretendeu deixar ao filho agora falecido, tem más relações com a nora, mas ficou dependente dela e de uma neta adolescente que só estão preocupadas com a herança que foi acumulada para o filho que não esperou. É triste verificar a situação em que o destino colocou aquele homem. A morte inesperada do filho virou-lhe tudo ao avesso e o desaparecimento da mulher com quem nunca se casou só veio tornar tudo mais complicado.

Não prever o factor surpresa no decurso da vida pode ser fatal aos nossos planos.

Sem comentários: